segunda-feira, 2 de julho de 2012

#Desafio Culinário #2 - Pãozinho Mafioso

Oi gente!

Bom, vocês devem estar se perguntando que raios esse pãozinho tem pra se chamar assim. Na verdade eu rebatizei o pãozinho, que na realidade se chama "mil e uma utilidades". No fim do post eu explico o porquê disso :)

Bem, vamos lá então!


Clique para ampliar
Você vai precisar de:
:
Farinha de semolina - 750 g
Água - 450 ml
Mel - 20 g (mais ou menos duas colheres de sopa)
Azeite - 20 ml 
Fermento biológico -  20 g

(isso pra massa)

Vamos para o passo a passo :D

1. Como sempre, tudo especificadinho do que você vai precisar (e não tenho medo de misturar azeite com o mel, sério)
2. Coloque os 450 ml de água  MORNA em um recipiente e depois
3. Misture o fermento biológico na água (esse fermento tem um cheiro horrível, odeio trabalhar com ele)
4. jogue os 750g de farinha em um recipiente fundo sem medo de ser feliz e jogue a mistura de água e fermento junto. Vá misturando todos os ingredientes até obter
5. uma massa homogênea, como na imagem. A sugestão é deixar uma hora fermentando em um calor de 50ºC, mas como eu não tinha, a moça sugeriu deixar de um dia pro outro na geladeira. Enfim, não deu muito certo e ela não cresceu muito, como ela dizia que era pra crescer (achei que fosse por causa da farinha, pois usei a de trigo, mas não tenho certeza disso). Ainda ficaram umas crostinhas na massa, então eu sugiro deixar de um dia pro outro em temperatura ambiente mesmo)
6. Tire alguns gramas de massa e estique em uma superfície lisa com farinha de trigo. Recheie com o que você quiser (a moça ensinou com um refogado de cebola, mas eu fiz com presunto e queijo e ficou diliça) 
7. Faça bolinhas também, e coloque um tomate cereja por cima e orégano quando elas crescerem, antes de ir pro forno (no meu caso ficaram mini mesmo, paciência haha)

e tcharam! Forno pré aquecido a 180ºC, muita paciência ( MUITA paciência, reitero), e seus pãozinhos ficarão ao menos bonitinhos, desse jeito. 

Não tinha tomate, aee!

Pães de presunto e queijo

Era pra ficarem uns monstros, mas acho que não rolou a química do fermento e ele não quis um relacionamento sério com meus pães :\

E a explicação para o pãozinho mafioso: além de me enganar e ficaram mini pães, a última fornada foi com essa música. 



       Tempo de preparo: Massa de um dia pro outro + umas 2h30 assando e fazendo os pães. 
Gasto: se tu tem os frios já, vai dar em torno de 10 a 15 reais

última fornada com estilo, pãezinhos ficaram bons (pelo menos foram todos haha)!
Dica: O tomate é essencial pra esmagar a bolinha. Se não tiver, faça dessa forma sem o orégano e coloque alguma geleia posteriormente, fica bom da mesma forma. O orégano saía fácil sem o tomate e sem o declive que ele proporciona, aí foi bagunça xD

Até a próxima :D

2 comentários:

  1. Eu odeio fermento biológico, exige muita habilidade, muita sorte e que você more no nordeste para dar certo. Quem sabe um dia eu não tento estes pãezinhos, parecem deliciosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... minha mãe tem uma habilidade incrível com o fermento, esses tempos ela tava numa vibe de pães de todos os tipos haha
      Tenta mesmo, pode ser que tu tenha mais sorte que eu e eles cresçam mais xD

      Excluir